O que fazer com as mágoas (“má águas”) de um relacionamento?
- Bruna Cipriano
- 29 de fev. de 2024
- 1 min de leitura

Não podemos dizer que são más em si, mas a forma como lidamos com elas pode criar águas paradas, concentradas em cicatrizes.
A mágoa é uma força que nos desconecta do outro. Geralmente é uma resposta a uma perda de confiança ou está relacionada a invisibilidade de nossas necessidades pelo companheiro/a.
Magoar o outro é humano, principalmente em relações duradouras. No início de uma relação há muitas expectativas “irreais” que não é possível atender ao longo do tempo. As falhas vão acontecendo e humanizando ambos os parceiros.
Diante da mágoa e decepção é possível re- construir a relação?
Em alguns casos não é possível, daí a separação é inevitável com todas as dores e luto para ser elaborado.A mágoa também pode convidar ao diálogo e possíveis reparações e reconstruções…um novo casamento, devolvendo fluidez para a relação.
Uma das atitudes mais importantes para essa reconstrução é que cada um se responsabilize por sua parte na crise conjugal. Esse hábito de culpar o outro só aumenta o conflito.
É preciso se perguntar qual a co-responsabilidade afetiva de cada um no aparecimento, na manutenção e na resolução das crises conjugais. E juntos, cada um fazendo a sua parte, restabelecendo a confiança e abrindo de um jeito novo as comportas do coração.