Os 8 pilares da saúde mental
- Bruna Cipriano
- 30 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Conquistar bem estar, nas mais diversas dimensões da nossa integralidade é um compromisso intransferível. Muitas vezes adoecemos pois não escutamos as nossas necessidades, não respeitamos nosso ritmo e tentamos seguir uma vida no piloto automático, bem característica do mundo em que vivemos.

A doença e sua prevenção requer que a gente se ouça, volte para dentro e assuma novas posturas e atitudes com mais auto responsabilidade.
Conheça os 8 pilares que sustentam a saúde mental:
1. Avaliação dos vícios
Identificar vícios químicos (remédios, drogas, alimentos) e comportamentais que trazem alívio imediato para angústias e sofrimentos. Os vícios nos anestesiam e mascaram dores e necessidades que estão precisando de cuidado.
2. Sono
A falta de sono traz muitos prejuízos para a saúde, como dor de cabeça, irritação, falta de concentração e memória e tantos outros. Nossa sociedade "do cansaço" tem dormido à base de remédios, isso é muito sério!
3. Saúde dos relacionamentos
Somos mamíferos, gregários. Estar em grupo, e ter uma rede de apoio saudável é fundamental para vivermos. Hoje vivemos relações virtuais e descartáveis, trazendo solidão e falta de conexão.
4. Manejo do estresse
Buscar práticas para manejar o estresse, como Yoga, mindfulness, contemplação da natureza, massagem, acupuntura, ayurveda, são inúmeras as sugestões!
5. Exercício físico
Corpo e mente são indissociáveis! Os antigos mestres orientais e os modernos estudiosos nos ensinam os benefícios de manter um corpo forte, flexível, resistente...a mente segue essas virtudes. Busque a atividade que mais combina com você e vai.
6. Alimentação
Do que você está se nutrindo? Na medicina Ayurveda (Indiana) a nutrição não se dá somente pelos alimentos, mas também pelo o que consumimos vendo, ouvindo, pensando…
Em se tratando de comida e o número de vezes que comemos em um dia, podemos nos curar ou nos intoxicar através da alimentação. O assunto é sério e existem muitos estudos associando, por exemplo as depressões, o autismo, doenças auto imunes à nutrição.
7. Autoconhecimento
"Conhece te a ti mesmo/a"
Essa é a tarefa mais importante da existência. Não há como construir uma vida com mais sentido, liberdade e felicidade se não mergulhamos pra dentro de nós. Existem vários caminhos para essa busca, a psicoterapia é um desses caminhos! Busque um profissional de confiança e invista em uma terapia.
8. Espiritualidade
Buscar significado e propósito para a vida, através da descoberta das questões que transcendem a vida material e limitada aqui na terra. Pessoas que desenvolvem a espiritualidade têm muito menos chance de desenvolverem depressão, ansiedade, há estudos científicos que comprovam.