top of page

Quando é hora de uma separação?

  • Foto do escritor: Bruna Cipriano
    Bruna Cipriano
  • 14 de ago. de 2024
  • 1 min de leitura

A maioria das pessoas que eu atendo são mulheres (hetero). Esse dado já me aponta que o público feminino é mais disposto a buscar ajuda para o mal-estar psicológico e emocional.

Uma das grandes questões que permeiam a minha clínica com as mulheres se refere ao relacionamento de casal.


ree


Há uma queixa recorrente de solidão, pouco interesse dos seus companheiros, não se sentem vistas e desejadas. Me perguntam se o casamento está acabando.


Essa é uma pergunta que requer trabalho para responder, e é claro que não sou eu quem vai dar o veredito. Mas sempre falo assim: Na hora certa você vai saber! Quando você perceber que não há mais vontade de investir na relação, mesmo que seja para denunciar ao companheiro o mal-estar, fique atenta, esse é um sinal claro de desistência.


Não buscamos culpados quando se trata de relacionamento, há uma dinâmica que se constrói e as duas pessoas estão implicadas.


A terapia de casal é muitas vezes indicada para esses momentos de crise. A ajuda de um terapeuta é também um sinal de aposta e investimento no casamento. Um espaço reservado para olhar para as questões que permeiam o conflito, a insatisfação. Um espaço mediado para trabalhar a comunicação e o cuidado.


Se cada casal requer um trabalho singular, existe algo que serve para todos.


O relacionamento é um organismo VIVO, não está ganho, garantido, ele requer atenção às necessidades de si e do outro, requer comunicação e diálogo.


ree

Em alguns casos é possível trazer a vida de volta ao relacionamento, em outros não, e uma separação se coloca como resolução. Esses são caminhos possíveis que trabalhamos em terapia de casal.

bottom of page