top of page

Terapia online: a tecnologia facilitando os bons encontros!

  • Foto do escritor: Bruna Cipriano
    Bruna Cipriano
  • 15 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Fazer terapia e cuidar da saúde mental tem se tornado cada vez mais necessário, permitido e validado, bem diferente de um tempo atrás, onde havia muito tabu e preconceito. Após a pandemia, a busca por ajuda psicológica aumentou exponencialmente e, devido às restrições de contato físico,, a terapia a distância foi um recurso possível para dar suporte às pessoas, e veio para ficar!


ree

Há quem ainda prefira fazer terapia presencial, não podemos negar que há riqueza nesse encontro! Mas existem inúmeras vantagens que o atendimento remoto nos traz, como:


- acessibilidade para limitações físicas e psicológicas

- acesso para pessoas que estão em áreas onde não têm psicólogos

- facilidade para pessoas que estão em constante mudança

- acessibilidade para brasileiros que moram no exterior e podem se consultar com um profissional do seu país

- flexibilidade de horários e praticidade



O que o conselho federal de psicologia diz sobre o atendimento online:


Em 2018 o CFP regulamentou a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e da comunicação, como plataformas de vídeo chamadas: Skype, WhatsApp, Zoom, Google Meet, entre outros.


Passaram a ser autorizadas a prestação de consultas e atendimentos realizados totalmente online. Os profissionais poderão tratar qualquer tema e realizar quantas sessões forem necessárias, assim como nas terapias presenciais.

Além disso, tornou-se regulamentado processos de seleção pessoal e a utilização de instrumentos psicológicos.

Existem algumas situações em que a terapia online pode ser proibida, por exemplo: em casos de violência, surtos, catástrofes, e acidentes graves. Nos casos de depressão profunda ou que apresentem risco de suicídio o psicólogo online deve encaminhar o paciente à uma equipe mais completa e presencial. Cuidados ao escolher um psicólogo online A escolha por um psicólogo deve ser criteriosa, independente se é na modalidade presencial ou online. por isso fique atento! Conheça o currículo do profissional e verifique se o mesmo tem registro no conselho de psicologia. No primeiro atendimento você pode tirar suas dúvidas quanto a abordagem terapêutica do profissional, e também perceber se sentiu confiança, conforto e acolhimento.

bottom of page